Território do Saber

A Secretaria Municipal de Educação apresenta o documento “Educação Integral: experiências pedagógicas nos territórios do saber”. A publicação oferece uma reflexão acerca das concepções sobre as experiências pedagógicas realizadas, ao longo do ano de 2016, nas escolas municipais da cidade de São Paulo que trabalharam à luz da Educação Integral.

O documento é um orientador e está em consonância com o Programa São Paulo Integral (instituído pela Portaria 7464/2015). Nele, é possível consultar os princípios, diretrizes e propostas para a atuação do professor na escola básica alinhada também aos Programas “Mais Educação Federal” e “Mais Educação São Paulo”, que marcam um movimento importante para se discutir a Educação Integral e o currículo integrador e emancipatório na cidade de São Paulo.

A intenção é que o documento seja lido e discutido na ampla diversidade de atores envolvidos com a Educação básica - educandos, professores, pesquisadores, famílias, gestores, demais funcionários da Unidade Escolar, outros parceiros e servidores públicos no território, de modo a se ampliar o debate sobre a Educação Integral, defendida aqui como uma educação para além do tempo na escola e em que o sujeito é considerado em todas as suas dimensões: intelectual, social, corporal, afetiva e cultural.

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