Bandeira Cigana

Esta bandeira foi instituída como símbolo internacional de todos os Ciganos do mundo no ano de 1971, pela Internacional Gypsy Committee Organized no ”First World Romani Congress ”, realizado em Londres. 
A roda vermelha no centro da bandeira simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido. A tradição, como continuísmo eterno, sobrepõe-se ao azul e ao verde, com os seus aros representando a força do fogo, da transformação e do movimento. O azul representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando libertação e liberdade. O verde representa a Mãe Natureza, a terra, o mundo orgânico, a força da luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos Ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, de preservação da natureza pelo que ela nos oferece, proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem, que dela retira os seus suprimentos, devendo mantê-la e defendê-la.
https://www.facebook.com/2259754154349671/posts/pfbid0Y2gfEbeEm2H7d89vbrCzBeimrTccQff755RYEfWznxRtQ7fa7xRvFFzuudLSyxSRl/
Bandeira Cigana

Assim como as diferentes nações que habitam nosso planeta os ciganos também possuem uma bandeira como forma de identificação da sua etnia, mesmo não tendo um território demarcado geopoliticamente ao qual possam chamar de pátria. Isso se deve ao fato de que por inúmeras adversidades ao longo dos tempos este povo se viu obrigado a vagar de país em país por todo o mundo.

          A Bandeira Cigana atual foi instituída como símbolo da etnia Rhomá em 1971, pelo Comitê Cigano Internacional no I Congresso Cigano Mundial realizado em Londres, bem como o dia 8 de Abril ‘Dia Internacional dos Ciganos”. Em sua composição podem ser observadas duas faixas; uma superior de cor azul e uma inferior de cor verde. No centro se localiza uma roda de carroça estilizada de cor vermelha que significam:

          Faixa Azul – Representa o céu, os valores espirituais, o desenvolvimento, a ligação do consciente com o inconsciente.

          Faixa Verde – Representa a natureza e tudo que ela nos oferece, a energia que alimenta a vida.

          Roda Vermelha – A roda localizada no centro da bandeira simboliza o movimento da vida, as estradas percorridas em cima das carroças e o elemento fogo que representa a força da transformação e renovação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ritmo Cigano

Instrução normativa SME nº21 São Paulo Integral